Bolo de cenoura vegano

by - sexta-feira, maio 05, 2017


Oi oii!! Como vocês estão? Espero que bem!

Esse foi o primeiro bolo vegano que eu fiz, e eu fiquei com muito medo que não desse certo. Não pelo fato de não conter ovo e nem leite, mas porque eu fiz poucos bolos na minha vida, e eu fiz completamente sozinha.

Peguei umas receitas na internet, e pensei: "vamos ver o que vai sair".
Aconteceu que eu coloquei muita cenoura e eu tive medo de que não tivesse ficado bom, mas levei no meu aniversário e todo mundo gostou. Ou pelo menos foi o que me falaram, rs.

Eu gravei um vídeo das etapas, e espero que vocês gostem:


Receita do bolo:
▴ 3 xícaras de farinha de trigo
▴ 2 xícaras de açúcar
▴ 1/2 xícara de óleo
▴ 1 e 1/2 xícara de leite vegetal (usei o de aveia)
▴ 2 cenouras grandes
▴ 1 pitada de sal
▴ 2 colheres de sopa de fermento em pó

Cobertura:
▴ 1 e 1/2 xícara de leite vegetal (usei o de aveia)
▴ 2 colheres de sopa de creme vegetal sem sal
▴ 4 colheres de sopa de cacau em pó
▴ 2 colheres de sopa de açúcar (LEMBRANDO QUE: eu usei mais do que 2 colheres, porque achei que ficou melhor, então você pode colocar de acordo com a receita e acrescentar mais se achar necessário).

Modo de fazer:
▴ Pré aquecer o forno a 180º.
▴ Colocar todos os ingredientes secos num recipiente e misturar. Depois, a cenoura picada e os ingredientes molhados (óleo e leite vegetal) num liquificador e bater até ficar uma massa homogênea. 
Colocar a massa da cenoura batida no recipiente com os ingredientes secos e misturar bem com um fuê.
▴ Quando tiver pronta a massa, colocar o fermento e mexer delicadamente até misturar tudo na massa.
▴ Untar uma forma com óleo e farinha e colocar a massa. Levar ao forno na temperatura média por uns 40 minutos, ou até passar no teste do palitinho.

Modo de fazer a cobertura:
▴ Coloque todos os ingredientes na panela e vá mexendo em fogo alto até ferver. Após começar a ferver, abaixe o fogo e continue mexendo. Quando ele engrossar e estiver na consistência que você preferir, desliga e coloca no bolo.



Sobre as substituições...
No lugar do ovo, você pode usar: sementes de chia hidratadas (1 colher de semente de chia e 1 dedo de água) e deixe hidratar por 10 minutos. Depois você coloca tudo no liquidificador/batedeira. Ou então você pode usar a farinha de linhaça hidratada (1 colher de farinha de linhaça e 1 dedo de água) e deixe hidratar até formar um gelzinho. E da mesma forma que a chia, você mistura tudo e pronto, esse é o seu substituto do ovo.

Para substituir o leite, você pode usar os leites vegetais. Há uma infinidade de opções. Opções mais baratas, opções mais caras... Então, basta você ver o que fica melhor. Eu não senti o gosto da aveia no bolo, quando utilizei o leite vegetal de aveia. Essa é uma opção mais barata e super fácil.

Para o leite, eu utilizei:
▴ 1 xícara de aveia em flocos
▴ 3 xícaras de água
Deixei descansar por uma hora, depois bati no liquidificador com 5 pedras de gelo e coei. E o leite está pronto para utilizar.

Para quem é celíaco:
Ao invés de usar farinha de trigo, dá para substituir por farinha de arroz.
Já o leite vegetal, tem que ser de amêndoas, castanhas e etc. Não pode ser o de aveia!!!


E aí, gostaram?
Me contem aqui nos comentários!!

Beijos, e até a próxima!

You May Also Like

1 comentários

Siga o nosso Instagram! @curitivegan